segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sem sair de casa: Site do BC ajuda na compreensão de trâmites econômicos

Bárbara Silveira - Jornal A Tarde
Você sabe onde calcular taxas de câmbio ou tirar dúvidas sobre microfinanças e empréstimos? A resposta para essas e outras dúvidas sobre a burocracia econômica podem ser esclarecidas no site do Banco Central do Brasil. Através da página do BC na internet, o usuário pode usufruir de serviços como a calculadora de taxas de juros, índices e cotações e saber quais taxas devem ser cobradas em qualquer tipo de transação bancária.
Também é possível ter acesso a informações sobre o rendimento mensal da caderneta de poupança, cotações de moedas estrangeiras e sobre as leis que regulamentam os consórcios no país.
O portal oferece ainda um espaço exclusivo para crianças, adolescentes e universitários, com informações sobre o surgimento do dinheiro e disponibiliza teses sobre a economia do país para universitários.
Função - Criado em 1965 através da lei 4.595, o Banco Central é uma instituição federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que lida diretamente com a economia do nosso país. O BC controla a condução das políticas monetárias brasileiras, além de cuidar da taxa cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior.
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante também são fiscalizados pelo Banco Central, que ao contrário dos bancos privados, não oferece conta à pessoas físicas e nem presta serviços bancários ao público.
É função do Banco Central fiscalizar o funcionamento dos bancos privados e exigir um serviço de qualidade à população. Uma das ferramentas para que essa cobrança seja feita são as informações fornecidas de maneira didática no site da autarquia.
No portal, o internauta vai encontrar na página Perfil Cidadão todos os serviços e informações que o BC oferece ao usuário do sistema bancário governamental e privado.
Institucional - Nessa opção o usuário vai descobrir a resposta para perguntas como “O que é e o que faz o Banco Central”, “O que não é responsabilidade do BC” e informações sobre a economia brasileira. Na mesma página, também é possível encontrar as agências do Banco Central em cada estado brasileiro e editais, gabaritos e listas de aprovados nos concursos realizados pela instituição.
Calculadora Cidadã – Na página, o usuário pode fazer a cotação de moedas estrangeiras e realizar conversões monetárias; além de buscar mais informações sobre taxas de câmbio. Para pessoas físicas interessadas em saber mais sobre taxas de juros de operações de crédito, são disponibilizadas tabelas com a cotação de juros para cheque especial, crédito pessoal, aquisição de veículos e aquisições de bens em geral. Já para pessoas jurídicas, o site oferece tabelas com a cotação de juros ao mês e ao ano sobre descontos de duplicatas, capital de giro prefixado e capital de giro flutuante.
A Calculadora Cidadã permite ainda ao internauta simular aplicações com depósitos regulares e financiamentos com prestações fixas. Para realizar um cálculo do rendimento de aplicação com depósitos regulares, como uma caderneta de poupança, por exemplo, basta o internauta preencher o número de meses que o depósito será feito, a taxa de juros mensal cobrada pelo banco e o valor que será depositado. Em poucos segundos é possível saber quanto o dinheiro vai render em um espaço de tempo determinado, o que facilita o controle dos rendimentos.
Na mesma seção também é possível realizar a conversão de moedas estrangeiras para o real e vice e versa. O aplicativo permite ainda que a cotação seja feita na data atual e em datas passadas, corrigindo automaticamente a taxa de juros e o valor da moeda consultada.
BC Jovem – Crianças e adolescentes também podem encontrar um espaço destinado a elas no site do Banco Central. No link BC Jovem, a economia é explicada de forma leve, facilitando o aprendizado. Quem navega pela página vai encontrar um site colorido que oferece, através de um mapa, a opção de saber qual a moeda usada em cada país da América do Sul.
Na página Pesquisa Escolar, os estudantes encontram textos que explicam a origem do dinheiro, como surgiram os bancos e informações que ajudam a entender o que é a inflação. Na mesma página, os estudantes vão encontrar um álbum de figurinhas para baixar e games como jogo da memória, quebra-cabeça e Torres de Hanói, todos gratuitos e online.
Para os universitários – Na home do portal do BC, os universitários encontram no canto esquerdo da tela o título Pesquisa Acadêmica, onde são disponibilizados uma lista de trabalhos e teses acadêmicas sobre a economia do país que podem ser usadas como fonte de pesquisa para estudos e Trabalhos de Conclusão de Curso.
Câmbio e capitais A opção câmbio e capitais é uma boa ajuda para quem pretende viajar para fora do país. Através dessa página, o internauta tem acesso a uma lista de instituições autorizadas pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio brasileiro, evitando problemas com moedas falsas. Na mesma opção, ainda é possível encontrar todas as agências de turismo regulamentadas pelo BC e informações como data de fundação e CNPJ da empresa.
As normas e legislações que regulamentam o capital internacional também são encontradas na página, assim como a cartilha de câmbio, que esclarece o envio e recebimento de pequenos valores fora do país.
Indicadores Econômicos – Através das informações fornecidas nesta página é possível obter esclarecimentos sobre os índices de inflação, taxas de operações de crédito, taxa selic e taxa de rendimento na poupança. Apesar dos nomes pouco conhecidos para alguns, são essas taxas que influenciam diretamente no preço final dos produtos.
Através da página, também é possível saber quanto a caderneta de poupança rende por dia, para depósitos feitos a partir do ano de 1991. Para consultar o serviço, o internauta deve acessar a página do Sistema Gerenciador de Séries Temporais e realizar a pesquisa através da palavra-chave “poupança” ou buscas através do código "25".
Consórcio – Uma das funções do Banco Central é normatizar coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades do sistema de consórcios no Brasil. De acordo com o BC, o consórcio é a operação de captação de recursos com a finalidade de adquirir bens ou serviços específicos. Os usuários do sistema efetuam um pagamento mensal em um prazo estabelecido, onde no final do contrato, o bem ou serviço contratado é oferecido.
Na página de consórcios, o internauta encontra uma lista de administradores de consórcios autorizadas a funcionar. No mesmo local, também é disponibilizada a legislação em vigor que regulamenta a prática no Brasil. O ranking de reclamações contra bancos e consórcios também pode ser encontrado no local.
Microfinanças e cooperativismo de crédito – Dúvidas sobre a cooperativa de crédito também podem ser esclarecidas através do site no Banco Central. Na página Microfinanças e Cooperativismo de Crédito são disponibilizados a história do cooperativismo de crédito no Brasil e informações como quem pode ter acesso ao serviço e de que forma.
Basta o internauta clicar em Dúvidas Frequentes que será possível saber quais são as vantagens da constituição de uma cooperativa de crédito, como obter um empréstimo em uma cooperativa de crédito e de que maneira é possível conseguir talão de cheque através da cooperativa.
Bancos – A sessão Bancos, do site do Banco Central do Brasil é uma das mais úteis para todas as camadas da população. Através desta página, pessoas físicas e jurídicas podem consultar o prazo determinado pela lei para compensação de cheques, em quais circunstâncias os cheques podem ser devolvidos e quais são as etapas que devem ser cumpridas antes do nome ser negativado no sistema bancário. Ainda na mesma página, é possível saber o valor certo a ser cobrado em operações de cartões de crédito e tarifas gerais para transações bancárias.
Reclamações – Construído basicamente para fornecer informações ao consumidor na hora de exigir os seus direitos, o site do Banco Central oferece ainda um canal para a reclamação sobre os bancos privados. Através do Atendimento ao Público, o internauta pode registrar a sua denúncia contra as instituições supervisionadas pelo Banco Central e ter acesso ao ranking das instituições que mais receberam reclamações.
O Banco Central também disponibiliza para os usuários do sistema bancário uma Carta de Serviços ao Cidadão, onde todos os serviços prestados pelo BC através da internet, telefone e presenciais são especificados.
|Serviço|
O cidadão pode entrar em contato com o Banco Central através do telefone ou presencialmente, em uma das agências instaladas pelo país. Em Salvador, o BC fica localizado na Avenida Anita Garibaldi, 1211, no bairro de Ondina.
Tel.: (71) 2109-4500
Atendimento gratuito: 0800 979 2345
Confira a lista completa com o endereço e telefone do Banco Central em várias cidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário