terça-feira, 5 de junho de 2012

Cai preço de imóveis em Salvador

Em Salvador, pelo segundo mês, seguido houve variação negativa nos preços, de 0,6% em abril e de 1,3% em maio
Da Redação - Correio da Bahia
O preço do metro quadrado dos imóveis residenciais prontos no país subiu em maio 0,9%, a menor variação desde setembro de 2010, quando o Índice FipeZap começou a ser pesquisado. O indicador reúne informações dos preços do metro quadrado dos imóveis, principalmente usados e novos, exceto lançamentos, em seis regiões metropolitanas e no Distrito Federal.
As informações são coletadas de anúncios na internet. De abril para maio, em três das sete regiões pesquisadas, a variação de preços do metros quadrados dos imóveis prontos ficou abaixo da inflação prevista para o período, de 0,46%, segundo o Boletim Focus, do Banco Central.
Em Salvador, por exemplo, pelo segundo mês seguido houve variação negativa nos preços, de 0,6% em abril e de 1,3% em maio. O menor preço médio do metro quadradado no mês passado, apurado pelo Índice FipeZap, ocorreu na capital baiana (R$ 3.618). “A alta de preço de maio deste ano é um terço da taxa registrada em abril de 2011 (2,7%), quando iniciou-se a trajetória de desaceleração”, afirma o coordenador do indicador, o economista Eduardo Zylberstajn.
Ele explica que o mercado imobiliário residencial passa por um ajuste, iniciado um ano atrás. De lá para cá, os preços têm tido algumas oscilações para cima, mas, na média, a trajetória é de desaceleração. O boom dos preços do mercado nos últimos anos foi provocado pela maior oferta de crédito, por condições facilitadas de financiamento, com juros menores e prazos maiores, e pelo crescimento de emprego e renda, tendo como pano de fundo uma forte demanda por imóveis.
“A demanda está mais comportada e não há mais aqueles casos de um edifício inteiro ser vendido num fim de semana”, explica Eduardo Zylberstajn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário