Tribuna da Bahia
Nas escolas brasileiras, o aluno é promovido de série sem que tenha tido acesso a todo o
conteúdo previsto. Dados da Prova Brasil mostram que 75% dos professores
desenvolvem menos de 80% do que deveria ser trabalhado no ano.
Os dados foram tabulados pelo Estado a partir do questionário da
Prova Brasil 2009, respondido por 216.495 docentes de instituições públicas de todo o país que dão aulas
para alunos do 5.º e 9.º ano do ensino fundamental, público-alvo da
avaliação.
Os Estados da Região Nordeste apresentam os piores peorcentuais de
cumprimento do currículo. Nos Estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e
Maranhão, por exemplo, quase 30% dos docentes não conseguem cumprir nem a metade
do currículo proposto. Nesses locais, o índice de professores que conseguem
cumprir mais de 80% do conteúdo previsto cai para apenas 10%.
Um reflexo desse ensino incompleto está nos resultados da Prova
Brasil. Quando terminam o 5.º ano, 34,2% dos alunos têm conhecimento de português adequado à série. Em matemática, o
índice é de 32,5%.
Ao fim do 9.º ano, o rendimento piora ainda
mais: apenas 14,7% dos alunos sabem o mínimo em matemática e 26,2%, em
português.
“Isso acontece porque os conteúdos são cíclicos, retornam em anos seguintes
de forma mais complexa. Se o aluno não o aprendeu bem, não conseguirá acompanhar
na série seguinte”, afirma Maria Carolina Dias, especialista em Gestão
Educacional da Fundação Itaú Social.
Mas não basta responsabilizar o professor. O não cumprimento do conteúdo,
segundo especialistas, reflete problemas complexos da educação brasileira, como
a formação deficiente dos docentes, a falta de um acompanhamento pedagógico da
escola e, principalmente, a necessidade de que o país implante um currículo
nacional coerente e que priorize os conteúdos elementares. (Veja Educação com
Agência Estado)
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