terça-feira, 12 de junho de 2012

Guitarra baiana é tema do Carnaval de 2013

Tribuna da Bahia
Nelson Rocha REPÓRTER
Por 12 votos a zero, o Conselho Municipal do Carnaval escolheu ontem à noite, durante reunião realizada na Saltur – Empresa Salvador Turismo –, o tema para os dias de folia no próximo ano: Guitarra Baiana. O instrumento, criado nos anos 40 do século passado pelo saudoso instrumentista Osmar Macedo, a partir de um pau-elétrico, será a grande vedete do período dos seis dias de música, suor e alegria na capital baiana.

“Como nós temos grandes guitarristas na Bahia, eu acho que é um tema muito sugestivo que certamente é do agrado de todos os baianos”, declarou na oportunidade Pedro Costa, diretor-presidente do Convention Bureau.

“Foi uma noite importante para o Carnaval de Salvador, porque o tema norteia tudo que nós vamos ter no Carnaval de 2013’, observou João Bernardo da Cunha Neto, mais conhecido como Jonga Cunha, presidente da Saltur e também conselheiro, autor da apresentação do tema vencedor. “É um tema bom e, sobretudo, um orgulho soteropolitano a guitarra baiana’, enfatizou.
Água, Músico e Guitarra Baiana foram os três temas sugeridos por entidades carnavalescas da cidade, mas os 12 conselheiros, dos 25 que formam o Conselho Municipal do Carnaval, que compareceram à reunião foram unânimes na escolha do tema, que muito agradou ao músico Armandinho, do Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar, presente à reunião do Conselho. “Eu vim pra reforçar, porque é uma homenagem muita justa.

O trio elétrico só existe por causa da invenção do pau-elétrico. É um instrumento que eu batizei com este nome e botei uma quinta corda que virou padrão. Ele tem a tecnologia da guitarra tradicional com uma sonoridade que caracteriza muito essa música trieletrizada, que fez história durante todo esse tempo”, ressaltou o artista, feliz com a escolha do Conselho.
Com o tema escolhido, as ruas de Salvador terão uma decoração alusiva ao instrumento e muitas outras situações que serão focadas na homenagem à guitarra baiana. Armandinho, por exemplo, aproveitou o momento especial para dizer que o instrumento inventado pelo pai, com o auxílio de Dodô, gerou “um estilo musical novo, uma sonoridade nova”. E anunciou a gravação de um novo CD com temas interpretados pela guitarra baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário